Artigos

Desafios da escola e dos professores nos contextos público e privado

 

Os três pressupostos da liderança

 

Relação Escola-Família: Uma questão de gestão

 

Entrevista para Impressão Pedagógica – fev/jun 2015

 

Homo avaliativus – O DIA

 

Relação escola-família: uma questão de gestão

 

Papai e mamãe me fizeram assim…

 

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – APPAI – MARÇO DE 2015

 

Educar as Emoções – Jornal O DIA

 

Metas, verbas e dilemas.

 

Desafios do ministro

 

Os Mosaicos da Gestão Escolar

 

O Papel do Professor na Negociação de Sentidos – Língua Portuguesa

 

A gestão da relação Escola-Família

 

Vai mudar de escola? Veja dicas para facilitar a transição – Portal Terra

 

Você é ou está GESTOR?

 

Você “é” ou “está” gestor?

 

Para que serve ENEM?

 

Obrigado, professor – Jornal O DIA – 15/10/2014

 

A GESTÃO PEDAGÓGICA: AFINAL O QUE É ISSO?

 

DOCÊNCIA E ALTERIDADE

 

Leitura e Aprendizagem de Valores Morais – Editora Escala

 

Liderança e Possibilidade – Revista Profissão Mestre

 

As “desaprendizagens” do professor – Construir Notícias

 

Liderar, gerenciar e gerir

 

A pedagogia do erro

 

O papel dos pais em tempos de crise.

 

Entrevista publicada na Revista ESCOLA PARTICULAR do SIEEESP – Parte 1

 

Entrevista publicada na Revista ESCOLA PARTICULAR do SIEEESP – Parte 2

 

Entrevista publicada na Revista ESCOLA PARTICULAR do SIEEESP – Parte 3

 

Professando o quê, professor?!

 

O papel dos pais em tempos de crise

 

Habilidades e competências na sala de aula: o que sai e o que fica?

 

Gestão, Avaliação e Resultados: encarando o autoengano

 

Escola e Transformação Social: das incertezas às possibilidades

 

Entrevista de Júlio Furtado – Revista Direcional Educador

 

A Aprendizagem Significativa passa pela Avaliação Formativa.

 

O papel do professor na promoção da aprendizagem significativa.

 

O desafio de promover a aprendizagem significativa.

 

Formar para a inclusão ou incluir para formar?

 

AVALIAÇÃO E MUDANÇA: Necessidades e Resistências.

 

Poder, liderança e aprendizagem significativa.

 

Ser Professor

 

As “desaprendizagens” do professor.

 

A escola não pode ter medo de avaliar

 

Gestor, de que forma você exerce seu poder?

 

O que te move, professor?

 

O professor e o policial tem muito em comum

 

A importância da formação continuada dos professores

 

Como escolher uma boa escola?

 

Escola parcial ou escola integral?

 

Devaneios de um fim de ano em crise.

 

Lição de casa: invadam as escolas!

 

Repor aulas ou aprendizagens?

 

A gestão da avaliação do desempenho docente.

 

Lições das escolas de samba – Jornal O DIA

 

Renovando os votos com a sala de aula – Revista Escola Particular

 

A mediação da aprendizagem no ensino superior

 

A delação premiada – Jornal O DIA

 

A escola do futuro está no passado

 

Escolas ocupadas ou escolas vazias?

 

Conspiração Magistericida

 

Preconceito se desaprende na escola

 

Respeitem os professores!

 

A ladainha da Educação sem qualidade

 

Por ensino, no mínimo médio.

 

Pós verdades em educação – Jornal O DIA, do dia 03/12/16

 

A pedagogia do erro

 

Vamos repetir de ano?

 

Presídeos, hospitais escolas

 

Aprendizagem Significativa e Ação Docente: Em busca de um fazer coerênte.

 

Conhecimento Prático – Sala dos Professores

 

A verdade está na escola

 

O professor como negociador de sentidos

 

Conteúdos e competências na sala de aula

 

Negociação de sentidos em sala de aula

 

A falta de lógica da escola em quatro atos

 

A vez das habilidades socioemocionais – Educação em Revista

 

Tempo de estudo e aprendizagem

 

A gestão da interação cultural entre professor e aluno

 

Revista Escola Particular

 

Bullying: que mal é esse?

Receba Novidades

Inscreva-se gratuitamente.