ASSESSORIA E CONSULTORIA EM EDUCAÇÃO

Artigos

 2021 e o ano letivo contínuo – O DIA
 Parabéns virtuais, professores! – O DIA
 Presença Pedagógica – Setembro – 2020
 Presença Pedagógica – Julho – 2020
 Revista BIS – Abril/Julho – 2020
 Revista Presença Pedagógica – Nº 165 – Junho – 2020
 Metas conscientes – Revista Psique
 A educação domiciliar substitui a escola? – Revista Escola Particular
 Qual a responsabilidade da escola? – Jornal O Dia
 O Tom das relações – Revista Psique
 BNCC na prática- Revista Presença Pedagógica
 Indisciplina, violência escolar e metodologias ativas – Revista Presença Pedagógica
 BNCC: 2019 é o ano do ensaio geral! – Revista Escola Particular
 As Competências e o Urgente Ensino da Tolerância Construtiva na Escola – Escola Particular
 Plano Estratégico de Vida – Psique
 Educação Domiciliar
 Tolerância Construtiva – 16/11/2018 – Jornal O DIA
 Abaixo a letra de mão!
 Desafios da escola e dos professores nos contextos público e privado
 Os três pressupostos da liderança
 Relação Escola-Família: Uma questão de gestão
 Entrevista para Impressão Pedagógica – fev/jun 2015
 Homo avaliativus – O DIA
 Relação escola-família: uma questão de gestão
 Papai e mamãe me fizeram assim…
 APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – APPAI – MARÇO DE 2015
 Educar as Emoções – Jornal O DIA
 Metas, verbas e dilemas.
 Desafios do ministro
 Os Mosaicos da Gestão Escolar
 O Papel do Professor na Negociação de Sentidos – Língua Portuguesa
 A gestão da relação Escola-Família
 Vai mudar de escola? Veja dicas para facilitar a transição – Portal Terra
 Para que serve ENEM?
 Obrigado, professor – Jornal O DIA – 15/10/2014
 A GESTÃO PEDAGÓGICA: AFINAL O QUE É ISSO?
 DOCÊNCIA E ALTERIDADE
 Leitura e Aprendizagem de Valores Morais – Editora Escala
 Liderança e Possibilidade – Revista Profissão Mestre
 As “desaprendizagens” do professor – Construir Notícias
 Liderar, gerenciar e gerir
 A pedagogia do erro
 Entrevista publicada na Revista ESCOLA PARTICULAR do SIEEESP – Parte 1
 Entrevista publicada na Revista ESCOLA PARTICULAR do SIEEESP – Parte 2
 Entrevista publicada na Revista ESCOLA PARTICULAR do SIEEESP – Parte 3
 Professando o quê, professor?!
 O papel dos pais em tempos de crise
 Habilidades e competências na sala de aula: o que sai e o que fica?
 Gestão, Avaliação e Resultados: encarando o autoengano
 Escola e Transformação Social: das incertezas às possibilidades
 Entrevista de Júlio Furtado – Revista Direcional Educador
 A Aprendizagem Significativa passa pela Avaliação Formativa.
 O papel do professor na promoção da aprendizagem significativa.
 O desafio de promover a aprendizagem significativa.
 Formar para a inclusão ou incluir para formar?
 AVALIAÇÃO E MUDANÇA: Necessidades e Resistências.
 Poder, liderança e aprendizagem significativa.
 Ser Professor
 As “desaprendizagens” do professor.
 A escola não pode ter medo de avaliar
 Gestor, de que forma você exerce seu poder?
 O que te move, professor?
 O professor e o policial tem muito em comum
 A importância da formação continuada dos professores
 Como escolher uma boa escola?
 Escola parcial ou escola integral?
 Devaneios de um fim de ano em crise.
 Lição de casa: invadam as escolas!
 Repor aulas ou aprendizagens?
 A gestão da avaliação do desempenho docente.
 Lições das escolas de samba – Jornal O DIA
 Renovando os votos com a sala de aula – Revista Escola Particular
 A mediação da aprendizagem no ensino superior
 A delação premiada – Jornal O DIA
 A escola do futuro está no passado
 Escolas ocupadas ou escolas vazias?
 Conspiração Magistericida
 Preconceito se desaprende na escola
 Respeitem os professores!
 A ladainha da Educação sem qualidade
 Por ensino, no mínimo médio.
 Pós verdades em educação – Jornal O DIA, do dia 03/12/16
 A pedagogia do erro
 Vamos repetir de ano?
 Presídios, hospitais e escolas
 Aprendizagem Significativa e Ação Docente: Em busca de um fazer coerênte.
 Conhecimento Prático – Sala dos Professores
 A verdade está na escola
 O professor como negociador de sentidos
 Conteúdos e competências na sala de aula
 Negociação de sentidos em sala de aula
 A falta de lógica da escola em quatro atos
 A vez das habilidades socioemocionais – Educação em Revista
 Tempo de estudo e aprendizagem
 A gestão da interação cultural entre professor e aluno
 Revista Escola Particular
 Bullying: que mal é esse?
 O novo Ensino Médio, a BNCC e o Desenvolvimento de Competências Socioeducacionais.
 Como selecionar os melhores professores.
 A síndrome da multipresença.
 Ensinar conteúdos ou desenvolver competências.
 BNCC pede renovação nas escolas.
 O Professor precisa ser um negociador de sentidos.
 Aulas a distância em tempos de isolamento social.
 Jornal O DIA 08/05/2020
 Não estávamos preparados para isso – Jornal O DIA 28/05/2020