2021 e o ano letivo contínuo – O DIA Parabéns virtuais, professores! – O DIA Presença Pedagógica – Setembro – 2020 Presença Pedagógica – Julho – 2020 Revista BIS – Abril/Julho – 2020 Revista Presença Pedagógica – Nº 165 – Junho – 2020 Metas conscientes – Revista Psique A educação domiciliar substitui a escola? – Revista Escola Particular Qual a responsabilidade da escola? – Jornal O Dia O Tom das relações – Revista Psique BNCC na prática- Revista Presença Pedagógica Indisciplina, violência escolar e metodologias ativas – Revista Presença Pedagógica BNCC: 2019 é o ano do ensaio geral! – Revista Escola Particular As Competências e o Urgente Ensino da Tolerância Construtiva na Escola – Escola Particular Plano Estratégico de Vida – Psique Educação Domiciliar Tolerância Construtiva – 16/11/2018 – Jornal O DIA Abaixo a letra de mão! Desafios da escola e dos professores nos contextos público e privado Os três pressupostos da liderança Relação Escola-Família: Uma questão de gestão Entrevista para Impressão Pedagógica – fev/jun 2015 Homo avaliativus – O DIA Relação escola-família: uma questão de gestão Papai e mamãe me fizeram assim… APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – APPAI – MARÇO DE 2015 Educar as Emoções – Jornal O DIA Metas, verbas e dilemas. Desafios do ministro Os Mosaicos da Gestão Escolar O Papel do Professor na Negociação de Sentidos – Língua Portuguesa A gestão da relação Escola-Família Vai mudar de escola? Veja dicas para facilitar a transição – Portal Terra Para que serve ENEM? Obrigado, professor – Jornal O DIA – 15/10/2014 A GESTÃO PEDAGÓGICA: AFINAL O QUE É ISSO? DOCÊNCIA E ALTERIDADE Leitura e Aprendizagem de Valores Morais – Editora Escala Liderança e Possibilidade – Revista Profissão Mestre As “desaprendizagens” do professor – Construir Notícias Liderar, gerenciar e gerir A pedagogia do erro Entrevista publicada na Revista ESCOLA PARTICULAR do SIEEESP – Parte 1 Entrevista publicada na Revista ESCOLA PARTICULAR do SIEEESP – Parte 2 Entrevista publicada na Revista ESCOLA PARTICULAR do SIEEESP – Parte 3 Professando o quê, professor?! O papel dos pais em tempos de crise Habilidades e competências na sala de aula: o que sai e o que fica? Gestão, Avaliação e Resultados: encarando o autoengano Escola e Transformação Social: das incertezas às possibilidades Entrevista de Júlio Furtado – Revista Direcional Educador A Aprendizagem Significativa passa pela Avaliação Formativa. O papel do professor na promoção da aprendizagem significativa. O desafio de promover a aprendizagem significativa. Formar para a inclusão ou incluir para formar? AVALIAÇÃO E MUDANÇA: Necessidades e Resistências. Poder, liderança e aprendizagem significativa. Ser Professor As “desaprendizagens” do professor. A escola não pode ter medo de avaliar Gestor, de que forma você exerce seu poder? O que te move, professor? O professor e o policial tem muito em comum A importância da formação continuada dos professores Como escolher uma boa escola? Escola parcial ou escola integral? Devaneios de um fim de ano em crise. Lição de casa: invadam as escolas! Repor aulas ou aprendizagens? A gestão da avaliação do desempenho docente. Lições das escolas de samba – Jornal O DIA Renovando os votos com a sala de aula – Revista Escola Particular A mediação da aprendizagem no ensino superior A delação premiada – Jornal O DIA A escola do futuro está no passado Escolas ocupadas ou escolas vazias? Conspiração Magistericida Preconceito se desaprende na escola Respeitem os professores! A ladainha da Educação sem qualidade Por ensino, no mínimo médio. Pós verdades em educação – Jornal O DIA, do dia 03/12/16 A pedagogia do erro Vamos repetir de ano? Presídios, hospitais e escolas Aprendizagem Significativa e Ação Docente: Em busca de um fazer coerênte. Conhecimento Prático – Sala dos Professores A verdade está na escola O professor como negociador de sentidos Conteúdos e competências na sala de aula Negociação de sentidos em sala de aula A falta de lógica da escola em quatro atos A vez das habilidades socioemocionais – Educação em Revista Tempo de estudo e aprendizagem A gestão da interação cultural entre professor e aluno Revista Escola Particular Bullying: que mal é esse? O novo Ensino Médio, a BNCC e o Desenvolvimento de Competências Socioeducacionais. Como selecionar os melhores professores. A síndrome da multipresença. Ensinar conteúdos ou desenvolver competências. BNCC pede renovação nas escolas. O Professor precisa ser um negociador de sentidos. Aulas a distância em tempos de isolamento social. Jornal O DIA 08/05/2020 Não estávamos preparados para isso – Jornal O DIA 28/05/2020