ASSESSORIA E CONSULTORIA EM EDUCAÇÃO

Temas para Palestras

1 – A BNCC na prática: desafios e possibilidades
Sinopse:

O que é a BNCC. Parâmetros, Diretrizes e Base curricular. BNCC e currículo. Impactos da BNCC na prática. Principais desafios para o professor. O desenvolvimento de competências. As competências socioemocionais. Como desenvolvê-las através do currículo.

2 – A gestão da sala de aula: construindo caminhos para uma aprendizagem significativa
Sinopse:

Gestão da relação interpessoal: O que sei sobre eles? Criação de vínculos (olhar); Gestão da conduta: A quem cabe? Os pré-requisitos não estão prontos. Contrato didático (crença, assembleias de classe); Regras e princípios. Regras morais e regras convencionais. Disciplina e incivilidade. Gestão da aprendizagem: O sentido do conteúdo para o professor. A crença de como se aprende. Do sentido ao significado. Mediação da aprendizagem. Ensinar conteúdos X desenvolver competências. Avaliar para garantir a aprendizagem.

3 – O desenvolvimento de competências socioemocionais na escola
Sinopse:

De onde vem tudo isso? O conceito de competências socioemocionais. O Big Five como possibilidade de classificação das CSE. Aprendizagem vivencial e desenvolvimento das CSE. A mudança de paradigma da escola. CSE e currículo: uma associação possível.

4- A construção de vínculos na sala de aula
Sinopse:

O olhar inclusivo. Os componentes do “amor pedagógico”. Vínculos e alteridade. Aprendizagem e interação social. A mediação relacional na sala de aula. Como criar vínculos com as gerações Y e Z.

5 – Cooperação e cidadania na Educação
Sinopse:

O sentido de educar e o papel da escola.  Os 4 princípios da Pedagogia da Cooperação. A prática da Pedagogia da Cooperação. Os fundamentos filosóficos do Cooperativismo. O conceito de Cidadania. A função social da escola. As competências gerais da BNCC. A formação de valores morais é a essência da educação para a cooperação e cidadania.

6 – As “desaprendizagens” do professor
Sinopse:

A palestra faz uma reflexão a respeito da prática docente, a partir do discurso da mudança versus a prática da continuidade. Partindo de uma rápida descrição sobre o contexto da aprendizagem e da mudança de hábitos, faz se um relato dos principais comportamentos que dificultam uma prática real do “aprender a aprender” e, por isso, precisam ser “desaprendidos” pelo professor.

7 – Entender como se aprende para aprender como se ensina
Sinopse:

Os processos psicológicos da Aprendizagem. As contribuições da Neurociência. Leitura de mundo, Mediação e Aprendizagem. A reconstrução do conhecimento. Etapas para uma aprendizagem eficaz.

8 – O desafio de promover a aprendizagem significativa em sala de aula
Sinopse:

A palestra reforça a noção de Aprendizagem Significativa, abordando as seguintes questões:

Conceito e mecanismos da aprendizagem significativa;
A estrutura “arquivística” X a estrutura de rede do cérebro humano e suas consequências na sala de aula;
A necessidade e as características da sociointeração entre professor e aluno;
As três etapas de uma aula significativa.

9 – O desafio de promover a aprendizagem e a avaliação significativas
Sinopse:

A imutabilidade do conceito de avaliar ao longo dos anos. O conceito de avaliação significativa. As três etapas da avaliação significativa. O conceito de Aprendizagem significativa. Como o cérebro cria sentido. A diferença entre sentido e significado. O professor como facilitador da transformação do sentido em significado. A avaliação como mediação da aprendizagem. A questão da nota e da média.

10 – Avaliando o desenvolvimento de competências em sala de aula
Sinopse:

O sentido de desenvolver competências. Ensinar conteúdos X desenvolver competências. Competências docentes e competências discentes. A especificidade da avaliação de competências. Desdobrando competências em evidências.

11 – Afinal, quem manda aqui?! Poder e liderança na sala de aula
Sinopse:

Poder, liderança e suas inter-relações. Os tipos de poder e suas consequências. Liderança e motivação. Tendências atuais em liderança. A liderança na sala de aula e seus efeitos na aprendizagem. Que processos o professor lidera?  Professor: líder servidor? Como liderar para favorecer uma aprendizagem significativa?

12 – Pedagogia de projetos: um convite a novas descobertas
Sinopse:

A transição do paradigma comportamental para o paradigma dialogal e as crenças limitantes que emperram o processo. O conceito de Projeto e sua relação com a aprendizagem significativa. As etapas da promoção de uma aprendizagem significativa e as etapas de confecção de um projeto de trabalho. Etapas da elaboração e construção coletiva de um Projeto de Trabalho. A questão da Interdisciplinaridade. O Pensamento Complexo e o trabalho com projetos. A atitude do professor diante do trabalho com projetos. Exemplos práticos.

13 – Currículo e Avaliação – refazendo modelos para a escola do futuro
Sinopse:

A sociedade, a escola 1.0, 2.0 e 3.0. Preocupações da sociedade e da escola do nosso tempo. A Sociedade 3.0: o que virá por aí? A horizontalização do conhecimento e o enfraquecimento da propriedade intelectual. A evolução dos paradigmas de Educação e as características da Escola 3.0. O currículo e suas dimensões. Barreiras à consolidação de um currículo 3.0. Os caminhos da Avaliação da aprendizagem na escola do futuro. A evolução dos paradigmas de avaliação. Avaliação Integradora: é assim que será. As etapas da Avaliação Integradora. Os componentes da Avaliação Integradora e a postura do educador nesse contexto. Os guias de estudo e as atitudes recomendáveis.

14 – Avaliação Significativa: construindo caminhos em parceria com a aprendizagem
Sinopse:

O processo da aprendizagem significativa e a construção de sentido. O sentido natural da avaliação. Avaliação na vida e avaliação na escola. Avaliação superficial e Avaliação Significativa. Avaliação como estratégia de mediação da aprendizagem.

15 – O papel dos pais em tempos de crise
Sinopse:

A disciplina do medo e o medo da disciplina. A origem das dificuldades para impor limites. Proteger X Cuidar. Autoconhecimento como pré-requisito para educar. O estímulo ao desenvolvimento da autoestima. A importância de ensinar a lidar com as emoções e com a realidade. As habilidades que serão necessárias para a sobrevivência num futuro próximo. A Educação da vontade.

16 – A pedagogia do erro: errar não é o contrário de acertar.
Sinopse:

O erro e a avaliação da aprendizagem. O conceito de erro produtivo. Os diferentes tipos de erro e a atitude do professor. A postura do professor diante do erro.

17 – A pedagogia do erro: errar não é o contrário de acertar
Sinopse:

O erro e a avaliação da aprendizagem. O conceito de erro produtivo. Os diferentes tipos de erro e a atitude do professor. A postura do professor diante do erro.

18 – Programação Neurolinguística e Educação
Sinopse:

O surgimento da PNL: histórico e conceito. Os pressupostos da PNL. Os sistemas representacionais e sua importância na sala de aula. O Rapport como técnica em sala de aula. A definição prévia do aluno. O uso de feedback eficazes. O uso de âncoras em sala de aula. Algumas dicas atitudinais. Algumas dicas linguísticas.

19 – O processo da aprendizagem compartilhada e a construção de sentidos
Sinopse:

De que formas aprendemos? As características do ensino intencional. As crenças de quem ensina e a mediação da aprendizagem. Sentido e significado. A função da linguagem e da negociação de sentidos na construção de significados. A aprendizagem compartilhada e a interação social.

20 – Professando o quê, Professor?!
Sinopse:

Professor não é mais aquele que professa a verdade, mas aquele que confessa o não-saber, abraça o compromisso de se re-inventar e adota uma postura de aprendiz. A postura de vir-a-ser  é essencial nesse processo, pois permite o vir-a-ser do aluno e colabora para o fazer crescer. Os perigos invisíveis da abdicação e da somatização e os cuidados necessários. Os elementos que colaboraram para o enfraquecimento da identidade do professor nas últimas décadas. Os desafios da pós-modernidade e alguns caminhos para a superação. As atitudes que constroem ânimo para o trabalho. A leitura de mundo e a mediação da aprendizagem. Uma sugestão de caminho: as fases de uma aula significativa.

21 – Professor: vida, morte e ressurreição.
Sinopse:

Retrata o desafio do professor de trabalhar as competências em sala de aula. Qual o lugar dos conteúdos. Estamos diante de palavras opostas? Como construir o trabalho por competências em sala de aula?

22 – Professor: vida, morte e ressurreição
Sinopse:

Vida: o perigo iminente da morte manifesto através da postura desmotivada, da abdicação e somatização comum à categoria.
Morte: o risco de “suicídio profissional” presente em algumas atitudes. A necessidade de encarar a auto-superação.
Ressurreição: a reinvenção da ação docente na metodologia, na avaliação e na formação continuada.

23 – Escola e diversidade: o discurso da prática e a prática do discurso
Sinopse:

O discurso da diversidade X a prática da homogeneidade. As barreiras da dimensão institucional. A escola como instituição “homogeneizadora”. As barreiras da dimensão subjetiva. O professor como pessoa e suas limitações. As identificações com a maioria e com as minorias. O direito à aprendizagem e a diversidade de formas de aprender. Algumas ações possíveis.

24 – Mediação da Aprendizagem no Ensino Superior: desafios e possibilidades
Sinopse:

O sentido da mediação da aprendizagem.
A tríade Professor – Aluno – Conhecimento no processo de mediação de aprendizagem.
O processo da Aprendizagem Significativa.
A estrutura de uma aula significativa.
Algumas estratégias recomendadas para o Ensino Superior.

25 – Leitura de mundo, empatia e a questão do erro
Sinopse:

O processo de leitura da realidade. A subjetividade da percepção. O filtro perceptual e seus componentes. O processo de construção de sentido. A empatia como constructo essencial para a facilitação da aprendizagem. A percepção do “erro” nas representações e respostas. O processo de aprendizagem e a construção de sentido.

26 – Liderança, gestão escolar e pedagógica: o desafio de fazer acontecer
Sinopse:

O conceito de poder e seus componentes. Os tipos de poder e suas características. A liderança de habilidades e a liderança de atitudes. O controle deliberativo e a gestão da imagem. O controle homeostático e a gestão da qualidade de vida. A gestão da possibilidade e do autoconhecimento. O ato de gerir: afinal o que é isso? As funções do gestor escolar e as funções do gestor pedagógico. Delegar X abdicar. Os componentes dinâmicos da liderança escolar. A gestão do compromisso e a gestão da motivação docente. A liderança na escola e o imperativo da gestão das atitudes educadoras.

27 – A equipe gestora e o desafio da formação continuada dos professores
Sinopse:

O conceito e o sentido da formação continuada de professores. Fatores que justificam e tornam urgente a formação continuada. Os três eixos da FC de professores: o eixo científico, o eixo pedagógico e o eixo pessoal. O papel da equipe gestora com relação à FC de professores. A especificidade da profissão docente. Os temas essenciais a serem trabalhados. A importância de cada modalidade de formação. As fontes de conhecimento. A combinação entre eventos formadores e o cotidiano formador na escola.

28 – Gestão da mudança na escola: desafios e possibilidades
Sinopse:

Filosofia e Psicologia da mudança. As fontes de resistências. Logos, Pathos e Ethos. Técnicas de convencimento. Traduzindo diretrizes em conceitos. Como criar consenso na escola. Indo além da avaliação. Visão, missão e slogan. Aprendizagem através da resolução de problemas. Planejando para acontecer.

29 – O Coaching como instrumento de gestão escolar e pedagógica
Sinopse:

O conceito de Coaching. As diferentes aplicações do Coaching. Os tipos de Coaching. Técnicas de Coaching aplicáveis na escola. O Gestor Escolar como Coaching de sua equipe.

30 – Diretrizes curriculares e BNCC: construindo os caminhos da Educação Municipal
Sinopse:

Etimologia e conceito de currículo. Currículo X BNCC. Por que é importante discutir Currículo? Currículo ou currículos? Contextos de decisão e legitimação curricular. A função social do currículo e a questão da qualidade social. As teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo. Diversidade e Currículo. Epistemologia e diversidade. Princípios norteadores da BNCC. A Base Nacional Comum e a Parte Diversificada. O paradigma de avaliação. Contextualização e articulação curricular. O sentido de educar e o papel da escola.

31 – Avaliação do desempenho de professores
Sinopse:

De quem é a responsabilidade quando o aluno não aprende? A aprendizagem dos alunos pode ser o único parâmetro de avaliação do desempenho dos professores? A combinação de estratégias. As etapas de uma avaliação coerente. O que avaliar? Como lidar com a resistência? O caminho das experiências bem-sucedidas. Obstáculos. Alguns consensos.